Nascido em 23 de julho de 1903 no município de Santa Cruz, Theodorico Bezerra Foi um dos grandes nomes da política do Rio Grande do Norte chegando a ser conhecido também nacionalmente.
Foi deputado estadual, federal e vice-governador. Além do sucesso na política, também foi um comerciante de muita fortuna. Foi dono de vários hotéis como o Palace Hotel, o hotel dos Leões, o Internacional e durante a segunda guerra mundial dirigiu na capital o conhecidíssimo Grande Hotel na Ribeira.
Além de suas fazendas chegou a possuir três fábricas de óleo, uma refinaria de óleo e duas usinas de beneficiamento de algodão.
Para morar em sua comunidade seria necessário seguir algumas de suas regras como não jogar baralho, não usar arma e matricular o filho na escola da localidade.
Era um político, mas que agia como um coronel. Em sua fazenda Irapuru, distante 15 quilômetros de Tangará, os moradores vivam sob suas diretrizes e mandamentos. Um deles bem conhecido da comunidade: É proibido inventar doença para não trabalhar. Theodorico foi tema do Globo Repórter da rede Globo em 1978 através do documentário “Theodorico, o imperador do Sertão”.
Embora tenha sido o santacruzense de maior influência no passado, Theodorico já não é mais lembrado pelo povo de sua terra. A nova geração santacruzense pouco sabe daquele que foi o maior coronel político do RN.
O major Theodorico faleceu em setembro de 1994 aos 93 anos de idade
FONTE - INTERNENT
Nenhum comentário:
Postar um comentário